CostaPé2019

Grande Caminhada de 1.200 kms pela costa Portuguesa

com cheiro a mar!...

caminhos estacaero.png

Cronica de Março  do Projeto Costapé2019.

10.06.2019 COSTAPE

Etapa 6c

Almoçageme - Cascais  30 kms

segunda, 10 de junho.

Almoçageme – Cascais, 29 kms

Mal acordo, por volta das 6 da manhã, levo a trouxa toda para os balneários, de maneira a não fazer barulho. Dormi bem e em cima da cama. Estou ansioso, por saber que hoje apareceriam mais caminheiros. Está previsto sair de Almoçageme às 7 da manhã. Vou de boleia com o Carvalho e lá estão todos para me acompanharem. É bom ver ou rever caminheiros de longa data. Altero o percurso depois de me avisarem que seria muito duro e demorado.

Analisamos as várias hipóteses de fazer um percurso mais acessível aos caminheiros com dificuldades em trilhos técnicos. O Manuel Correia está em casa e vai mostrando os melhores caminhos e ligações entre eles. O Manuel Messias também está connosco, sempre cuidadoso e metódico. Vamos diretos para a Praia da Adraga. A Sónia repete a dose e juntam-se o Luís, a Idalina, a Maria da Luz e o Aníbal.

Calma e segurança pelo trilho. A subida inicial leva-me logo até à espectacular vista da Praia do Cavalo. Vamos andando nos topos das falésias. O guia passa a ser o Correia, sempre na frente a apalpar o caminho. O Messias leva bastante água, caso ela falte a alguém. A Maria da Luz e a Idalina vão incentivando nas subidas. Todos muito unidos e coesos, para ninguém se magoar. Se eu escorregasse ou caísse, com o peso que levo, a coisa ficaria muito feia.

Passamos pela Praia do Carneiro e pela da Ursa, sempre por trilhos muito técnicos e escorregadios. Paisagens de respeito. O caminho melhora com o aproximar do ponto mais ocidental da Europa, o Cabo da Roca. Fazemos uma festa ao chegar. O vento ajuda, com um azul pérola do mar. É sempre um lugar espetacular. Daqui para a frente vêm mais dificuldades e ainda bem que não seguimos o trilho que eu tinha marcado, caso contrário só saíamos à noite.

Subir ainda escapa, mas a descer vou no limite. Com o meu centro de gravidade alterado, é um grande desafio colocar o meu peso num bastão. Não é normal andar por estes trilhos com uma mochila de 10 quilos às costas. Não é tanto o cansaço, mas a tensão e a concentração para não ir ao chão. A Maria da Luz anima as hostes, a par da Idalina, enquanto a Sónia tira fotos. Estas coisas não são para se fazer sozinho. Grande equipa.

Os declives vão diminuindo e chegamos à Praia do Abano. Mais um pouco e estamos no Guincho, que atravessamos pela areia dura da maré vazia. Paramos um pouco encostados a um hotel para estarmos protegidos da nortada. Ingerimos mais alguns alimentos e água. Os pastéis de quiche feitos pela Sónia estão soberbos, só falta uma cerveja. Pois ali não se pode beber nada, é exlusivo para clientes VIP. Também não tinha graça pagar por uma cerveja 5 ou 6 euros, até porque uma nunca chega.

Daqui para frente é andar pela ciclovia até Cascais. A água está no limite, não se pode desperdiçar. Na boca do Inferno, paramos para comer uns gelados. Muitos turistas e passeantes de fim de semana. Muita gente invade a ciclovia, a correr de bicicleta trotinete etc.. Matamos saudade de uma fresquinha nas bombas de gasolina. Ao fim de 28 quilómetros, chegamos à Baía de Cascais, não sem antes se fazer um brinde no O'Neill's Irish Pub, como já é tradição. Num fim de semana de afetos, fica a minha gratidão a todos os participantes.