top of page
hjhjhkhjk.JPG

O maior rio da Península Ibérica, estendendo-se ao longo de 1009 quilómetros. Nasce na serra de Albarracim, a 1593 metros de altitude, em Espanha, e desagua no oceano Atlântico, por um largo estuário com cerca de 260 km2, alguns quilómetros adiante de Lisboa, em S. Julião da Barra. Depois de atravessar o planalto de Castela-a-Nova e a Extremadura espanhola, entre desfiladeiros e vales apertados, entra em Portugal. Antes disso, faz fronteira entre Espanha e Portugal através do troço internacional do Tejo, com uma extensão de cerca de 50 km. As margens são rochosas e abruptas e o vale estreito (por exemplo, Portas do Ródão).
O leito está cheio de penedias, cascalho e algumas ilhas como a do Castelo de Almourol. De Abrantes até à foz, o Tejo corre nas planícies ribatejanas, onde deposita nateiros de grande fertilidade e provoca inundações catastróficas. O Tejo termina por um amplo e fundo estuário, que forma o mar da Palha e se aperta a 10 km da foz. Na margem direita do estuário situa-se a cidade de Lisboa.

Mega Caminhada de 9 dias (tipo reconhecimento) 260 kms ao longo das margens do rio Tejo.  Caminhada em semi-autonomia. Da Barragem de Cedillo a Lisboa (Terreiro do Paço).
by PPimenta
Bastoes.png
FB_IMG_1581661572608.jpg
caminhos estacaero.png

by PedroPimenta

TRANS  TEJO2020/07

caminhadas-equipamento-andamento-aventur
bottom of page