Caminhada de comboio
Caminhada:
PORTO - ESPINHO
Caminhada a beira Mar...
O tempo passa por nós como uma ligeira brisa não damos por ele. Já algum tempo que não caminhava 20 kms. Esperava do momento certo com o sitio certo e como adoro o mar nada melhor que caminhar pela costa. Este percurso espetacular, um mix de ecovias, ciclovias e passadiços do Porto a Espinho (22kms) é percorrido por milhares de pessoas em atividade física ou não.
Comecei na estação de S.Bento e depois de atravessar a Ponte D. Luís fui em direção a foz do Douro. Mesmo sozinhos nunca estamos sós. A história mistura-se com a paisagem e nota-se uma grande aposta no turismo. Depois é mar, areia e movimento de corpos para cima e para baixo. Muita qualidade de vida, muito prazer em estar perto do mar. A última vez que aqui passei foi quando fiz a Costa Portuguesa 2019, agora mais lento, mais velho e mais pesado. É uma caminhada muito terapêutica, pessoas em meditação, a fazer yoga, a comer e a beber com cheiro a maresia, a caminhar por caminhar só ou em grupo. Um paraíso para as crianças e para os cães. Espetacular vista da icónica Capela do Senhor da Pedra, sempre uma paragem obrigatória. O tempo estava abafado, mas não muito devido à proximidade do mar. Estava na altura de parar e comer qualquer coisa em local económico. Pois, todas as esplanadas cobram mais um pouco quanto mais próximas da água estão.
O Rei dos Croissants em Valadares fica na marginal e é um excelente sítio para comer qualquer coisa e seguir viagem. Com mais energia também o ritmo aumentou e com sorriso de quem repara em pormenores continuei a usufruir da paisagem do ar e de todo o envolvimento que nos leva a pensar a sorte que temos em sermos quem somos. Já no final algumas dores e um pouco cansado, mas com a glória de chegar a Espinho. Tinha saído de casa as 7 da manhã de comboio até ao Porto, depois caminhei até Espinho onde apanhei comboio para casa. Simples..... A vantagem da estação de Comboios de Espinho estar a 100 metros da praia faz toda a diferença.
Já tinha saudades do mar, o mar é companhia, é bem-estar, é ar puro.
Pedro Pmenta
in Promenade
23.03.24